terça-feira, 9 de outubro de 2012

Por que meu blog não está atraindo links de outros sites?

Como você sabe, os links, na internet, equivalem a recomendações. Quando as pessoas visitam um site e gostam do que veem, elas costumam recomendar esse site, compartilhando o link com amigos nas redes sociais e em seus próprios blogs e sites. Buscadores como Google dão grande peso a essas recomendações, chegando a utilizá-las como “índices de popularidade”. Assim, se você tem um blog e deseja que ele tenha sucesso, você precisa publicar nele um conteúdo que as pessoas se sintam compelidas a recomendar.

Para entender precisamente como seus visitantes podem ser compelidos a recomendar o seu conteúdo, seguiremos os passos do excelente artigo “5 Reasons Your Blog Isn't Attracting Inbound Links” (“5 razões porque o seu blog não está atraindo links de outros sites”).

1. Relevância

Somente 3% dos visitantes que entram em um site pela primeira vez estão prontos para comprar. A maior parte das pessoas que entram pela primeira vez em seu blog estejam ali apenas para reunir informações. Assim, você precisa prover conteúdo relevante, direcionado às necessidades de quem estiver em busca de informações. Pesquise palavras-chaves, estude seus relatórios de web analytics e escreva artigos com alguma profundidade e correção. Não é necessário se aprofundar demais, mas é preciso fazer algo mais do que “chover no molhado”.

2. Tamanho

Fuja do mito de que “ninguém lê textos longos”. De fato, as pessoas leem tudo o que as interessa. Assim, se as pessoas encontrarem a informação que procuram já no primeiro parágrafo, ela provavelmente não lerá o artigo até o fim. Por outro lado, se o artigo contiver informações relevantes em cada parágrafo e com o necessário grau de profundidade em cada parágrafo, as pessoas interessadas lerão seu artigo até o final. É importante não “encher linguiça”, mas também é importante não se limitar a textinhos minúsculos que pouco esclarecem sobre o tema que a pessoa está pesquisando. Em caso de dúvida, faça uma visita à Wikipedia e confira o tamanho médio dos artigos!

3. Destaque em relação à concorrência

O seu blog provavelmente não é o único em seu segmento, você provavelmente não é o único autor que aborda o seu tema. Assim, você precisa buscar uma maneira diferente de abordar o tema. Seu blog precisa ter voz, opinião, ir além da opinião que todo mundo já proferiu, da informação que todo mundo já conhece.

4. Aspecto Atraente

O seu blog deve ser atraente em todos os sentidos. Cuide da aparência do blog. Ilustre os artigos com imagens belas e informativas, de alto impacto. Títulos e descrições de postagens e artigos devem chamar a atenção e causar impacto. Use subtítulos para cortar longos textos em unidades menores de informação. Se possível, redija os seus textos criativamente, apelando aos sentidos ou despertando a imaginação de seu leitor.

5. Credibilidade

Uma recomendação é uma demonstração de confiança. E nós só confiamos em quem acreditamos. Assim, quando as pessoas adicionam um link para o seu blog, elas estão dizendo que confiam em você como fonte de informação. Elas acreditam em você quando você demonstra que fez o seu dever de casa, pesquisando o assunto antes de publicar o artigo. Ou seja, você precisa publicar informação correta, completa, fácil de entender, demonstrando possuir um conhecimento sobre o assunto que seja mais profundo do que o do leitor.

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