sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Personalização: a próxima onda do marketing de conteúdo

Website da Forrester Research - Personalização desde a página inicial
Website da Forrester Research - Personalização desde a página inicial
A tecnologia de hoje já possibilita a personalização do conteúdo e essa será a próxima onda do marketing, diz o Content Marketing Institute em artigo intitulado The Static Website Is Dead — Long Live Personalized Content. A personalização de conteúdo, como diz o nome, é uma estratégia que se fundamenta na utilização de dados de usuários para entregar conteúdo relevante com base nos interesses e motivações da audiência. Por exemplo, empresas no segmento B2B que tenham como alvo as empresas de serviços profissionais podem usar a personalização para oferecer conteúdo diferenciado conforme seus visitantes sejam engenheiros ou advogados.

Para que a personalização de conteúdo funcione, porém, é necessário mergulhar a fundo na tecnologia de websites dinâmicos. Embora uma pesquisa conduzida pela Adobe e pela Econsultancy mostre que metade dos executivos de marketing reconhece a importância da personalização de conteúdo, somente 32% desses executivos dizem que o CMS adotado por sua empresa acelera o processo de personalização de conteúdo.
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A personalização de conteúdo pode adotar uma variedade de formas, a partir de dados como localização, interesse, comportamento e origem da visita.

A entrega de conteúdo personalizado depende de participação ativa e automação. Por exemplo, o site da Forrester Research personaliza a experiência do visitante já no momento em que ele chega à página inicial do site e é indagado sobre o seu “papel”: Profissional de TI, Profissional da Indústria da Tecnologia ou Profissionais de Marketing e Estratégia.

Para que a personalização funcione bem, é interessante seguir algumas dicas:
  • Seja transparente: informe o usuário que está coletando informações para personalização, construindo assim uma relação de confiança.
  • Pense pequeno: não crie excesso de subdivisões de clientes, focalize apenas os segmentos mais importantes.
  • Recicle: crie conteúdo utilizável em mais de um canal de conteúdo segmentado, por exemplo, vídeos, infográficos e textos explicativos.
  • Integre o seu CRM: Para simplificar a tarefa de identificar seus visitantes e personalizar o conteúdo
Finalmente, a implementação da personalização de conteúdo se dá em quatro passos:

(1) Verifique se o seu CMS tem capacidade de personalização
(2) Defina seus segmentos de público
(3) Integre uma plataforma de personalização
(4) Configure regras e crie conteúdo segmentado.

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