quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sistemas de Busca São Como Seu Professor de Faculdade

(Artigo Original: Search Engines Are Like Your College Professor – versão brasileira por Ariane Olsen)

Como tratar uma página da web como um trabalho de faculdade pode ajudar você nos resultados de buscas.

Você deve sempre ter em mente quem é o seu público quando se está escrevendo para páginas da web. Mas o que se faz quando se está otimizando páginas para mecanismos de busca e seu público sequer é humano?

De acordo com a especialista em otimização para mecanismos de busca Jéssica Bowman, da SEM Inhouse, pensar nos mecanismos de busca como seu professor de faculdade pode ajudar. Jéssica recentemente ministrou um workshop no Yahoo! Em SEO, e ela apontou que os mecanismos de busca lêem sua página na web muito similarmente a como professores lêem trabalhos de faculdade. Mesmo que vocês devam normalmente nos ler para receber dicas de publicidade nas buscas, achamos que podíamos passar também algo que ajudasse sua performance em buscas normais.

São Parecidos? Sério?

Antes que a comparação lhe traga à cabeça visões da pior parte da faculdade, isso não significa que seu texto para internet deva ter 20 páginas. Na verdade, não deveria ser nem perto disso. Mas, diz Jéssica, os professores são como mecanismos de busca no sentido em que têm de ler muitos textos, o que significa que precisam tirar conclusões muito rapidamente. Alguns dos elementos que ambos procuram são:

  • Título: Ambos precisam saber com um só olhar do que se trata o documento.
  • Manchetes, palavras com ênfase e listas: qualquer coisa precedida por manchetes, palavras em negrito ou itálico, ou bolinhas, provavelmente é importante. Chame manchetes no seu texto de internet com tags como <H1>, <H2> e <H3>.
  • Conclusão: Uma boa conclusão reitera o tema do parágrafo de abertura, o que leva o argumento a um final para seu professor, e confirma para o mecanismo de busca sobre o que é a sua página.
  • Fontes citadas: Professores gostam de saber que você pesquisou para o trabalho, e mecanismos de busca gostam de ver se você está linkado à outros sites.

Como entrar na lista negra de professores e mecanismos de busca

Aqui estão coisas que ambos odeiam:

  • Plágio: Você sabe aquele incidente de compra de trabalho que resultou em seu colega de fraternidade ser expulso no terceiro ano? Pois mecanismos de busca também não gostam quando você rouba conteúdo de outros sites. E levando em consideração que eles estão pesquisando na web, podem perceber quando encontrarem 15 cópias de alguma coisa.
  • Citações demais: Pensar originalmente é importante. Assim como você devotaria grande parte de seu trabalho à grandes blocos de citações, você também não deve confiar demasiadamente em conteúdo de agências de notícias.
  • Escrita ruim: Mecanismos de busca tem a tendência a penalizar sua página quanto a resultados quando você entope seu texto com palavras-chave não relacionadas, põe informaões importantes no final da página, e confia demais nas manchetes e listas.

Mecanismos de busca e professores amam...

  • Verbalidade: Você provavelmente já se deu conta disso a respeito do seu professor quando teve que ler e analisar três parágrafos do Inferno de Dante em quinze páginas. No mundo do mecanismo de busca, verbalidade significa conteúdo original substancial, relevante, longo e cheio de palavras.
  • Reafirmar sua posição: Assim como professores gostam quando você repete e dá argumentos para o que diz, você deve repetir conceitos importantes e palavras-chave durante o texto.
Boa Escrita: Para um mecanismo de busca isso significa variar suas palavras-chave, incluindo terminações diferentes. Quem dera a definição do seu professor tivesse sido tão flexível.

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