sábado, 14 de junho de 2008

Aumente o envolvimento do cliente com páginas de erro 404 personalizadas

(Increasing Customer Engagement with Custom 404 Error Pages - versão brasileira por Alexis Kauffmann)


Se você for o dono de um site com grandes quantidade de conteúdo, você provavelmente terá notado que até 10% do seu tráfego acaba em uma "página não encontrada" devido a links quebrados ou erros nas URLs. Há muitas razões para que usuários que visitam seu site cheguem a uma página 404, mas como evitar que esses clientes abandonem o seu site?

Hoje estamos anunciando o Kit de Ferramentas para Páginas de Erro, um aplicativo web personalizável que extrai palavras-chave a partir da página erro e utiliza-as para emitir uma consulta junto ao Live Search ou outro mecanismo de busca. Os resultados são depois mostrados em uma página de erro personalizada erro que pode realmente ajudar o usuário a encontrar as informações de que necessita.

Este Kit de Ferramentas nasceu de uma necessidade: os nossos amigos na Microsoft.com estavam à procura de ajuda para manter seus clientes que atingiam uma página 404 devido a links quebrados ou erros nas URLS envolvidas. No seu caso, eles muitas vezes viam os usuários à procura de um endereço como http://www.microsoft.com/ XBoxHalo, esperando encontrar informações sobre o jogo Halo para XBox. O único problema é que essa página não existe, portanto, os usuários obtinham a mensagem-padrão "Lamentamos…" e chegavam a um beco sem saída.

Mas graças ao Kit de Ferramentas para Páginas de Erro, todos os erros em www.Microsoft.com já estão redirecionados para search.microsoft.com, usando partes do URL original como termo da busca.

Agora você também pode fazer o download do Toolkit e usá-lo para proporcionar uma integração ainda mais completa com os seus sistemas de gerenciamento de conteúdo do site, ou definir a sua própria lógica para interpretar pedidos 404.

Por exemplo, antes de junho, se você digitasse http://www.microsoft.com/XBoxHalo, teria recebido a seguinte página de erro:

[Imagem] Erro 404 na microsoft.com

Mas usando o Toolkit, o proprietário do site poderá criar uma página personalizada erro 404 como a abaixo:

[Imagem] Erro 404 na microsoft.com após junho de 2008: pesquisa integrada

Esta página personalizada alavancará os resultados da pesquisa para criar uma experiência mais rica que mantém seus clientes em seu site ao mesmo tempo em que lhes fornece o tipo de conteúdo que estão procurando.

Como um usuário do Toolkit, você tem uma ampla escolha de parâmetros para personalizar, desde o visual até os sites que deseja incluir na sua pesquisa. Mais importante ainda, você pode facilmente fornecer suas próprias palavras-chave para a implementação da interface de extração de palavras-chaves. E nós tivemos o cuidado de garantir que os códigos adequados são retornados das 404 e outras páginas erro. Além disso, metatags são utilizadas para impedir a indexação ou o seguimento de links pelos mecanismos de busca.

Se você é dono de um site e gostaria de utilizar o Toolkit, saiba mais em http://dev.live.com/blogs/livesearch/archive/2008/06/02/WebPageErrorToolkit.aspx.

Experimente e não se esqueça de nos informar o que você pensa em nosso fórum.

--Jeremiah Andrick, Live Search Webmaster PM --

Nenhum comentário: