terça-feira, 24 de maio de 2011

5 passos para criar um mix de conteúdo eficaz

(Artigo original: 5 Steps to Creating an Effective Content Mix - Versão Brasileira por Danilo Radke)

Se você está montando uma nova estratégia de marketing de conteúdo, você sabe quanto trabalho que há para fazer. Com sua atenção voltada para tantas direções, é muito fácil esquecer de definir as exigências específicas de conteúdo.
Muitas empresas limitam-se a liberar seus funcionários para criar artigos ou postagens em blogs. Embora não seja exatamente uma má ideia, o fato é que essa tática não possibilita que o conteúdo da empresa tenha um foco. Você quer que o seu conteúdo atinja o equilíbrio exato entre informação e entretenimento enquanto se certifica que ele apóia a estratégia maior da empresa. Quando trabalho com meus clientes, conduzo-os através de uma séria de exercícios para ajudá-los a definir o correto mix de conteúdo para seus negócios.

Esclarecer questões relativas ao negócio da empresa

Identificar as questões de negócios que definirão seu mix de conteúdo. Estas podem incluir:
- Competência setorial: Talvez pareça óbvio, mas é surpreendente o quanto as empresas podem se afastar de sua zona de competência. Já vi empresas de comunicação técnica escrevendo sobre medo de voar e empresas de material elétrico compartilhando suas receitas culinárias favoritas. Seus conteúdos de negócios devem se concentrar no que a sua empresa faz de melhor.
- Foco da Marca: Sua empresa construiu sua reputação ao fornecer orientações? Ou entretendo? Inspirando? Surpreendendo? Você tem uma empresa divertida? Uma empresa séria? Tradicional? Cada pequena peça de conteúdo que você cria precisa reforçar a sua marca de alguma forma.
- Objetivos do Público: Porque seu público gastar tempo tempo lendo seus artigos? Será que eles querem aprender alguma coisa? Eles querem um pouco distração em sua vida agitada? Eles querem encontrar alguma coisa digna de ser compartilhada? Os objetivos do seu público vão ajudar a definir a finalidade do seu conteúdo.
- Interesses do Público: Se você vende ração para animais, seu público provavelmente está interessado em saber mais sobre saúde e nutrição. Se você faz tênis de corrida, você pode supor que seu público está interessado em corrida e fitness. Você tem uma excelente oportunidade de encontrar o ponto de interseção entre a competência de sua empresa e os interesses de seu público. Os interesses do seu público vão ajudar a definir os tópicos de conteúdo.
- Recursos disponíveis: Você precisa saber quais são os recursos disponíveis. Você dispões de quantos colaboradores para criar conteúdo? Quais são os seus conjuntos de habilidades? De quanto tempo eles dispõem? Os recursos são um elemento-chave na definição do método de apresentação e programação editorial.

Definir o objetivo do seu conteúdo
Tenha em mãos o foco da marca e os objetivos do público para identificar o correto mix de objetivos de conteúdo. Cada peça de conteúdo deve ter um propósito claramente definido, nem mais nem menos. Claro, você pode argumentar que você quer tanto entreter quanto informar, mas a menos que você esclareça qual objetivo é prioritário nesta peça de conteúdo específica, é provável que você falhe em ambos. Alguns objetivos comuns incluem:
- Para informar (conhecimento conceitual)
- Para ensinar (como fazer)
- Para inspirar
- Para entreter
- Para persuadir
- Para iniciar uma conversa
- Para provocar uma controvérsia
- Para expressar uma opinião
- Para compartilhar conhecimento ou recursos setoriais

Identificar métodos típicos de apresentação de conteúdo


O foco de sua marca e os recursos disponíveis são os fatores chaves por trás dos métodos de apresentação mas, certamente, os objetivos e interesses do seu público também desempenham um papel importante. Alguns métodos comuns de apresentação incluem:
- Os artigos ou publicações em blogs
- Infográficos
- Vídeos
- Cartoons
- Animações
- Tutoriais
- Podcasts
- Apresentações

Decida qual é a programação e o mix de conteúdo mais eficazes

Encontrar o melhor mix de conteúdo tem tudo a ver com proporção. Embora a fundação de seus esforços de marketing de conteúdo possa ser baseada na educação de seu público através de infográficos e cartoons para que eles tenham algo divertido para compartilhar. Lembre-se, todo o conteúdo deve estar dentro de sua área de competência e reforçar sua marca.
Depois de identificado o seu mix de conteúdo ideal, você deve incluí-lo em sua agenda editorial e apresentá-lo de uma forma que seja fácil de comunicar.


Objetivos do Conteúdo
Objetivos do ConteúdoOu, Métodos de Apresentação de ConteúdoMétodos de Apresentação de Conteúdo
Sua equipe de ou profissional de criação de conteúdo vai achar este um excelente recurso para ajudar a focalizar o conteúdo nos objetivos estratégicos.

Avaliar continuamente

Como tudo mais o que você fizer em termos de conteúdo seu primeiro palpite geralmente pode ser melhorado. Sempre procure oportunidades para ganhar saber como o público reage ao seu conteúdo e depois faça os ajustes necessários.

Você já criou alguma vez um mix de conteúdo que tenha ou não funcionado para sua empresa? Por favor, compartilhe suas experiências na seção de comentários a seguir.


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