quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Expo Web 2.0: Apresentação de SEO para programadores da Web.

 

(Artigo Original: Web 2.0 Expo: SEO for Web Development Presentation – versão brasileira por Ariane Olsen)

 

Eu gostaria de agradecer a todos por arranjarem tempo para dar uma olhada na minha sessão na Expo Web 2.0, aqui em Nova York. Eu incluí, abaixo, um link para os meus slides, assim como respostas para todas as perguntas que foram postadas que eu não tive tempo de responder durante a palestra. Por favor, sintam-se a vontade para me contatar se tiverem mais perguntas.

SEO Avançado para Programadores de Web.

Veja a apresentação no SlideShare ou upload a sua.

Download apresentação: Web_20_NYC_2008.pptx (6.88 mb)

 

Aqui estão as respostas para as questões feitas online após a sessão.

Quão importante é a compatibilidade do XHTML e 508 para a otimização dos mecanismos de busca? (kpande)

Para o pessoal que pode não saber, XHTML é um dos vários formatos padrão para criar páginas na web, e a obediência ao 508 se refere a um padrão criado pelo governo em 1998 para garantir que sites da web fossem acessíveis a pessoas com deficiências.

Eu geralmente recomendo que programadores validem suas páginas a algum padrão (você pode usar esta ferramenta: http://validator.w3.org/) , mas qual padrão você escolhe não deveria fazer muita diferença (dentro dos limites da razão!). Isso o ajudará a evitar muitos dos simples erros de sintaxe no seu site, que poderá dificultar a leitura dos mecanismos de busca. No time de desenvolvimento das ferramentas do webmaster, lutamos por 100% de compatibilidade entre o XHTML e nosso próprio padrão.

A adequação ao 508 é um pouco mais complexa, aqui está a sessão que lida especificamente com websites. Geralmente essas guias são princípios de um bom design, e geralmente se alinham com as melhores práticas em SEO. IE e Firefox também ajudam a habilitar muitos desses cenários por você, então quanto mais você usar o HTML semanticamente, observando as melhores práticas da indústria, melhor. Aqui está uma lista de recomendações do espectro de leitores:

  • Texto Alt para Imagens – ele deve descrever o que está na imagem, não necessariamente ser uma lista de palavras-chave para os mecanismos de busca.
  • Não ignore as preferências de uso – coisas como usar tamanhos de fonte absolutos pode dificultar o ajuste do texto pelo browser. Isso não, necessariamente, tem impacto em SEO, mas ainda é bom fazer pelo seu cliente, e por uma melhor prática. Eu recomendo Bulletproof Web Design para mais informação.
  • Tome cuidado com o Javascript – o pessoal as vezes usa o javascript para permitir interação não-padrão em forma de elementos na página e interações nela mesmo. O usuário deve poder alcançar o mesmo tipo de interação sem esse javascript em execução.
  • Páginas devem ser possíveis de serem lidas sem uma folha de estilos– essa é bem auto-explicativa, mas é um teste que eu faço em toda revisão de website.
  • Somente texto, uma experiência de baixo-nível com toda a funcionalidade – se seu site existe em uma forma extrema de AJAX, Flash ou Silverlight, você deveria prover uma experiência de baixo-nível mais acessível. Nós recomendamos que você dê essa experiência na mesma URL, para que não se crie conteúdo duplicado, ou aumente a complexidade do site.

Existe algo como conteúdo demais em um só domínio do ponto de vista de um PR/SEO? (kpande)

Não, se for conteúdo único e de alta qualidade. Mecanismos de busca tem um apetite voraz por bom conteúdo, então dificilmente você irá encontrar problemas em ter um site profundo, cheio de ótimo conteúdo. Tendo dito isso, existem algumas coisas que podem ser feitas para sites ricos em conteúdo para garantir que você esteja conseguindo o melhor dos mecanismos de busca:

  • Certifique-se de que você tem uma boa arquitetura da informação – isso vai ajudar tanto os clientes quanto os mecanismos de busca a entender como seu site está estruturado, e o tornará de fácil navegação. Um bom livro de referência neste assunto está disponível no O’Reilly: http://oreilly.com/catalog/9780596000356/. Uma regra geral para arquitetar seu site é começar amplo, e ir especificando. Amazon.com é um ótimo exemplo disso, a página deles permite acesso a todos os seus vários departamentos do site, e ao longo que se vai entrando, a informação torna-se mais específica. Exemplo: Home > Livros > Computador e Internet > Desenvolvimento de Web > Arquitetura da Informação.
  • Mapa do site – também é importante garantir que ambos mecanismos de busca e usuários possam navegar por todo o conteúdo do seu site. Criando uma página com todos os links das sessões majoritárias do seu site pode facilitar a navegação. Você também pode criar um mapa do site em XML usando o Protocolo de Mapa de Site, e prover aos mecanismos de busca uma lista compreensiva das URLs do seu site.
  • Subdomínios e Subpastas – Outra questão comum é se os subdomínios e as subpastas devem ser usadas para organizar conteúdo. A resposta é que, na verdade, não importa, escolha a solução que melhor se adaptar à sua tecnologia e capacidade.

Você pode elaborar quanto aos prós e contras da tag <noscript>?

A tag <noscript> pode ser uma ótima maneira de prover a ambos usuário e mecanismos de busca alguma informação sobre sua página quando não se tem disponível o Javascript. O conteúdo da tag noscript pode dar uma descrição do que o elemento javascript faz, juntamente com um link para uma versão somente texto do mesmo conteúdo. Para aplicações sofisticadas de AJAX, eu recomendaria usar um aumento progressivo de técnicas (como Hijax)

- Nathan Buggia, Time Central de Webmasters

Um comentário:

Anônimo disse...

Talvez o que se busque assim como eu é uma forma de otimizar um blog com plataforma Blogger e maneira a poder aplicar à ele técnicas de SEO avançadas e funcionais.

Parabéns pelo artigo.