segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um mundo de deficiências

(Artigo original: DisabilityLand - versão brasileira por Alexis Kauffmann)

O mundo não foi construído tendo em mente as pessoas portadoras de deficiências. Excesso [Imagem] Yahoo! Accessibility Labde ressaltos e espaços estreito. Excesso de objetos fora do alcance, altos ou baixos demais. Vistas e sons difíceis de ver e de ouvir. E isso é apenas o mundo real. O mundo da Internet, inicialmente, era muito pior. 

Não mais.

Em 1984, quando eu estava na Apple, descobrimos que os recém-anunciado e lindamente projetado Macintosh era, de muitas maneiras, terrivelmente projetado para a população portadora de deficiência. Um modo que usamos para demonstrá-lo aos nossos engenheiros de hardware e software foi fazê-los sentar-se juntos, cada um em frente ao Macintosh que eles desenvolveram e fazer o seguinte: "Coloquem suas mãos nos bolsos, um lápis em suas bocas, e digitem um memorando de duas linhas".

Este estímulo simples levou à identificação e correção posteriores de mais de 40 obstáculos que foram originalmente projetados como conveniências para o usuário médio. Mais do que qualquer palestra poderia ter conseguido, a simulação de experiências com deficiências levou não somente à crescente usabilidade do Macintosh mas, também, nas palavras de um engenheiro de software, a uma nova e mais inclusiva visão de mundo: "Eu nunca mais verei o mundo do mesmo jeito novamente".

É útil mencionar que as melhorias - a que nós chamamos de "cortadores de viseiras eletrônicas" — foram, em sua maior parte, muito fáceis de implementar. O desafio muito mais difícil foi reconhecer que os problemas de acessibilidade existiam.

E assim também é nos websites. Até no Yahoo!

Esse o motivo porque acabamos de abrir o Yahoo! Accessibility Lab (Laboratório Yahoo! de Acessibilidade), um lugar onde os engenheiros, designers e gerentes de produtos podem experimentar por si mesmos como os usuários portadores de deficiências navegam na web. E, às vezes, como eles não conseguem navegar.

Neste ponto, o laboratório de acessibilidade encontra-se em seu estágio de formação; nós ainda estamos aprendendo como transformá-lo em um recurso tão valioso quanto possível. Em resultado, ainda está disponível exclusivamente para funcionários do Yahoo. Eis uma parte do que dissemos a eles durante o anúncio da nova instalação do campus:

    Não importa qual sua posição no Yahoo!, nós o convidamos a perambular, olhar em volta, brincar um pouquinho, observar um pouquinho, experimentar um pouquinho, emprestar um pouquinho... E, depois, voltar novamente. E novamente.

    Venha e fique cego por algum tempo e aprenda como comprar um carro no Yahoo! Autos. Ou fique paralisado do pescoço para baixo e use o Yahoo! Mail ou jogue no Yahoo! Games. Ou fique surdo, ou com deficiência de aprendizado, ou completamente não-verbal. Esses são os tipos de experiências que você pode ter no Lab.

    Nossa meta é ajudá-los a entender o que significa desenvolver produtos que sejam acessíveis para todos os clientes do Yahoo! Produtos que sejam usáveis, divertidos e inclusivos.

    Além de simular a experiência deficiente, o Accessibility Lab também provê uma ampla e crescente coleção de livros e vídeos que, nós esperamos, ajude os visitantes a ficarem mais confortáveis com a cultura da deficiência. E ajude os Yahoos a manter crianças e adultos portadores de deficiências claramente em foco enquanto planejam os designs e códigos.

Alan Brightman
Diretor de Políticas Sênior, Comunidades Especiais

Alan é o autor de muitos livros sobre a experiência do deficiente, incluindo seu recente “DisabilityLand” (SelectBooks, 2008).

Nenhum comentário: