sábado, 3 de maio de 2008

Google está desvalorizando os nomes de domínio?

Is Google Driving Down the Value of Domain Names?


Usuários preferem pesquisar em vez de navegar.

Robin Cannon, do Search Engine Journal, faz a intrigante pergunta, ‘Google está desvalorizando a URL?‘ Aparentemente mais e mais pessoas usam o Google para encontrar websites do que digitam a URL na barra de endereços de navegador. Como ele diz:

Quando há apenas um simples campo de formulário para preencher com seu termo de pesquisa e você sabe extamente o que está procurando, por que se incomodar com a barra de endereços? Se as estatítiscas para as pesquisas mais populares dizem alguma coisa útil, parece que muitas pessoas não estão se importando com aquele inconveniente "www." e ".com" e estão indo direto através do Google.

Hitwise UK acaba de publicar sua estatística de marcas mais pesquisadas em 2007 e os termos de pesquisa com maior crescimento nos Estados Unidos estão largamente disponíveis.Ambos sugerem que os usuários do Google sabem exatamente para onde querem ir e só usam a caixa de pesquisa para obter link para clicar.

É certamente um achado intrigante. Ele traz à tona um importante downgrade do valor de um nome de domínio "ponto-com". Se alguém digita o URL de um site na barra de endereços do navegador, então eles podem muito bem adivinhar que é um domínio ponto-com. Então, eles digitam ‘cnn.com’, apertam a tecla [Enter] e obtêm o site www.cnn.com. Se conhecem um pouco mais de computadores, já digitam apenas apenas e digitam [Control][Enter] para abrir o mesmo website. Isso funciona em praticamente todos os navegadores, seja Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari ou até outros mais exóticos como o Flock.

O uso da caixa de buscas Google em vez da barra de endereços abre um novo mundo. Ao digitar apenas o nome de domínio sem o "ponto-com" pode ou não levar até site ponto-com. Tudo depende do que o Google acha que é o resultado mais relevante para a palavra que que você digitou. Se você conseguir que seu site ponto-net, ponto-org or ponto-ca atinja a primeira posição número 1 no Google, então você ganhará o clique do usuário. Domínios ponto-com não são mais invencíveis na web. Como freqüentemente acontece, a Internet, com a ajuda do Google, está alavancando o campo de partida.

Referências:

SWOT o nome da sua empresa
Estou com sorte, Google


Sobre o autor:
Barry Welford, Presidente da SMM Strategic Marketing Montreal trabalha com empresários e administradores sêniores em Estratégia e Planos de Ação de Marketing na Internet para o crescimento de suas empresas. Ele é o moderador dos Cre8asite Forums e escrever sobre assuntos atuais na Internet e na Web Celular em três blogs, BPWrap, StayGoLinks e The Other Bloke's Blog.
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: