sábado, 1 de março de 2008

A visão de uma dama SEO sobre a aplicação de NOFOLLOW aos links externos

(Nofollowing External Links the SEO Ladys View - por Ann Smarty - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)

Ann SmartyAntes de começar, deixe-me declarar que, via de regra, eu não adiciono nofollow a links externos (bem, pelo menos eu tento me manter longe disso). Minha atitude em relação ao nofollow é muito simples e direta (pode chamá-la de feminina) - Eu tendo a nunca usá-la em hipótese alguma.

Por quê?

Não importa o quanto os SEO's tentem convencer as pessoas que links não são votos (são apenas links) e que links com nofollow não significam que as pessoas odeiam você (serve apenas para controlar o misteriioso fluxo de Page-Rank), suas vozes não serão ouvidas.

Um link com nofollow é ainda um um bom motivo para conseguir inimigos entre webmasters (mesmo se o link em questão não aponte para o site deles). que dificilmente ficam impassíveis quando vêem um rel="nofollow".

Eu cheguei à conclusão de que é muito melhor para seu "Fluxo de Page-Rank" construir conexões e generosa e abertamente criar links externos do que tentar controlá-lo atráves do nofollow.

Entretanto, certamente há razões por trás do uso do nofollow (ou para o significado que as pessoas atribuem ao um link com nofollow quando o vêem). Aqui estão algumas (a maioria dos quais não são exatamente sábias) abordagens à aplicação de nofollow aos links externos:

Abordagem Emocional = Eu não gosto de você mas seu site é um excelente exemplo [preferencialmente, negativo] do que estou falando, eu detesto a idéia de criar um link para você, mas eu tenho que fazê-lo.

Abordagem Toma-lá-dá-cá = ok, eu me lembro que da última vez que você se referiu a meu site, você usou um nofollow - agora, veja, eu estou fazendo a mesma coisa!

Nofollowing Links - the SEO Lady’s ViewAbordagem Você-deve-saber-o-que-está fazendo (esta aqui até que faz algum sentido) = o cara está usando nofollow
ao criar links para a própria página (ex. link para o 'feed' link), ok, então eu vou adicionar um nofollow ao meu link para a página dele também (afinal a decisão é dele).

Abordagem Vou-jogar-o-seu-jogo = ok, este site sempre adiciona links externos usando nofollow (adivinhou, leia-se:: wiki), então porque eu não deveria?

Abordagem URL feia = oh, você está usando esta horrível ?s=%E8%E3%F0%E0%F2%FC-tipo de URLs, provavelmente você nem liga para SEO, então divirta-se com meus links nofollow!

Abordagem eu-sou-orgulhoso = ok, eu já linkei para sua home page apenas algumas linhas acima, isso não é suficiente para você? Eu vou adicionar um nofollow para sua outra página então.

Abordagem Caras-maus = este cara está escrevendo 'black hat' por todo o site; o Google deve odiá-lo por isso, se eu linkar para ele, Google vai me odiar também.

Abordagem eu-odeio-meus-concorrentes = estes caras estão no mesmo negócio que eu, se eu criar um link para eles, eles vão obter melhores rankings no Google.

Para concluir, deixe-me dar um pequeno conselho: se você não gosta da idéia de criar um link para se referir a outro site, é melhor não adicionar link algum! Para mim, o uso normal de nofollow é quando ele realmente faz sentido (ex. talvez eu adicione um link para resultados dinâmicos de pesquisa apenas porque esse link não é importante para o dono do site) mas uma vez vez que eu me sinta governada por emoções, eu prefiro não criar links externos de maneira alguma. Ironicamente, a maioria das pessoas tende a tentar enxergar o "recado" (como os da lista acima) que você está tentando transmitir através de seu link com nofollow (mesmo que não exista nenhum). É mais esperto evitar essa coloração emocional quando tudo o que você se importa é sua reputação online. Afinal, nunca se sabe...

Blogged with Flock

Nenhum comentário: