quarta-feira, 5 de março de 2008

Análise de SWOT para SEO - Revisitando modelos de marketing

SEO SWOT Analysis - Revisiting Marketing Models - Versão brasileira por Alexis Kauffmann

Postado por rishil na Quarta-feira (05/03/2008) às 11:56 AM Táticas de Negócios

Eu trabalho principalmente com sites independentes pequenos com orçamentos pequenos ou nulos e os ajudo a dar a avolta por cima (quando possível). Minha maior história de sucesso é de um cliente que tinha 1 ou 2 pacientes por semana através do boca-a-boca e cresceu para uma média de 50 indicações por mês através do marketing online.

Eu não posso ficar com todo o crédito - ele trabalhou duro para construir sua carreira, tudo o de que ele precisava era de uma plataforma decente para dar início a seu sucesso.

Então, como você ajuda negócios pequenos que operam em competição direta com os peixes grandes?

Às vezes você precisa voltar ao básico e efetuar uma simples revisão sobre onde o cliente está no mercado e onde ele gostaria de estar. Na minha experiência, uma simples análise de SWOT analysis é um excelente ponto de partida. Ela cria uma grade em que você pode trabalhar e é simples o bastante até mesmo para os clientes mais desinformados sobre SEO/SEM.

Para aqueles entre vocês que não têm uma formação em marketing, o acrônimo SWOT significa:

  • Strength (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Normalmente, Forças e Fraquezas (S e W) vêm do fontes internas (fatores do site, operações ou recursos do negócio), enquanto Oportunidades e Ameaças (O e T) vêm de fontes externas.

 Image source http://www.flickr.com/photos/ginosmit/2097319009/ original by http://www.flickr.com/photos/ginosmit/

Onde o SEO/SEM se encaixa aqui?

Considere, por exemplo, Business X. Eles têm um website que foi construído em Wordpress, eles fazem uso de tagging por categoria, adicionam pelo menos uma página de conteúdo a cada dois dias e têm excelente conhecimento sobre o setor. O nome de domínio não é o ideal: businessnameandkeyword.com.

Mas eles não conseguem muita audiência dos buscadores, enquanto seu rival, Business Z, consegue, porque seu nome de domínio é theperfectkeyphrase.com. Por outro lado, Business Z não pratica SEO e confia apenas em sua página inicial para trazer toda a audiência baseando-se na força do nome de domínio.

Não há muitas páginas de busca para competir: de fato, o número está abaixo de 50,000 para o conjunto principal de palavras-chaves. O site da Business X aparece na segunda página do Google para os dez primeiros resultados enquanto Business está entre as 3 primeira posições, com a Wikipedia e About.com levando as posições principais. Nenhum dos dois negócios usa Pay-Per-Click e o segmento não tem muito espaço para novos entrantes (pode haver alguma coisa entre 10 a 15 concorrentes). Ambos os sites têm links semelhantes em termos de forças e números. As empresas lidam com vendas emocionais - os produtos podem ter emoções ligadas a eles.

Assim eu traçaria o mapa de SWOT:

Hypothetical SWOT analysis for SEO possibilities

O quadro acima sugere diretamente quais são as possibilidades de vitórias rápidas por parte do cliente e onde devem ficar as prioridades. Ele também forma um excelente ponto-de-partida para manobras estratégicas e táticas de longo-prazo.

Eu mantive este exemplo muito simples e básico, mas uma análise SWOT decente considera muito mais fatores do que os acima delineados e requer que você tenha analisado o site de seu cliente, seu principal concorrente e a relação páginas de resultados versus palavras-chaves. Isto significa que quanto maior o site, maior será este exercício. É por esse motivo que a análise de SWOT é ideal para pequenos negócios, em que os resultados são menores e mais diretamente acionáveis/observáveis com menor número de variáveis interventoras.

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