sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Uma abordagem aberta para as buscas Yahoo!

(An Open Approach to Search - por Vish Makhijani - Versão Brasileira por Alexis Kauffmann)

Caso você não tenha percebido, o Yahoo! está abraçando a abordagem aberta como nunca antes:

O tema da abertura continua hoje, quando anunciamos que estamos abrindo as próprias páginas de buscas Yahoo! Isso mesmo, você ouviu direito, a experiência das buscas Yahoo! em breve será aberta. Esta plataforma aberta de buscas habilita que terceiros construam e apresentem a próxima geração de resultados de buscas. Há uma grande variedade de layers e capacidades que n´s construímos dentro da plataforma, mas nossa intenção é clara: apresentar aos usuários com resultados de busca mais ricos e úteis de modo que eles possam completar suas tarefas com mais eficiência e saltar do estágio de "a fazer" para o de "feito".

Como a plataforma é aberta ela oferece a TODOS os proprietários de websites - grandes ou pequenos - a oportunidade de apresentar informação mais útil nas páginas de buscas Yahoo! em comparação com as de outras ferramentas-de-busca. Proprietários de sites serão capazes de forncer todo tipo de informação adicional sobre seus sites diretamente nas buscas Yahoo! Assim, em vez de um simples título, resumo e URL, pela primeira vez os usuários verão resultados que incorporarão a quantidade maciça de dados escondidos no websites - avaliações e críticas, imagens, links profundos, e todos os tipos de dados úteis, diretamente nas páginas de resultados do Yahoo!

Por exemplo, ao compartilhar sua base de dados de críticas de restaurantes, informações de localização e fotos com o Yahoo!, Yelp pode desenvolver um resultado de busca muito mais estimulante e útil do que normalmente era apresentado aos usuários. Eis como funciona: donos de websites como o Yelp, WebMD, The New York Times, e qualquer outro podem forncecer-nos seus dados e nossa patenteada Machined Learned Ranking (Aprendizado Automátiico de Ranking) ajudará a garantir que esses resultados sejam apresentados aos usuários na hora certa. Os usuários se beneficiarão porque seus resultados de pesquisas terão mais informação útil do que antes dos websites em que confiam. E os websites se beneficiarão atráves de tráfego aumentado e de maior qualidade vindo das buscas Yahoo! Eis um exemplo de como será a aparência das novas buscas:


Antes

yelp_before 2.jpg

Depois

yelp_after 2.jpg


Nós acreditamos que a combinação de uma plataforma livre e aberta com conteúdo semanticamente estruturado originário de toda a Web é uma vitória clara para todas as partes envolvidas -- donos de sites, Yahoo! e, o mais importante, nossos usuários. E, a propósito, usuários estão no controle total da experiência e serão capazes de desligar qualquer coisa relacionada às buscas abertas se assim desejarem. Durante o curso dos próximos meses, nós falaremos mais sobre como essa plataforma vai funcionar e o que exatamente ela vai possibilitar.

Se você estiver interessado em saber mais sobre nossa plataforma aberta de pesquisas, você pode fazê-lo pessoalmente se vier ao (Terça-feira, 26/02) ao SMX West. Amit Kumar, o líder de produto para a plataforma aberta de buscas estará discutindo-a em uma conversa especial de almoço (horário: 12:30 p.m. a 1:00 p.m.; Local: Santa Clara Convention Center, Great America). Se você não puder ir mas quer se manter em dia, por favor divida suas informações conosco aqui.

Nós queremos saber o que você acha, então comente à vontade. E fique ligado por mais informações que estamos sobre isto e outros assuntos que estamos guardando na manga.


Vish Makhijani
SVP & GM, Yahoo! Search

Um comentário:

Ashera disse...

Vou linkar :-)
Obrigada pela matéria
Beijos e mais beijos