quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Microsoft passa a suportar mapas de sites entre domínios

(Microsoft to Support Cross-Domain Sitemaps - por Nathan_Buggia - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)


Hoje temos o prazer de anunciar uma atualização para o protocolo de Mapas de Sites em colaboração com Google e Yahoo! Esta atualização ajudará muitos sites novos a adotar o protocolo ao aumentar nossa flexibilidade com relação a hospedagem dos mapas de sites.

Essencialente, esta mudança possibilita aos webmasters a armazenagem a armazenagem de arquivos de arquivos de mapas de sites em qualquer lugar, usando uma referência no arquivo Robots.txt para estabelecer a relação entre o mapa do site e o domínio ou pasta.

Eis como funciona: digamos que você administre um site como MSN.com, que tem vários subdomínios como health.msn.com, travel.msn.com e moneycentral.msn.com. Devido à exigência técnicas, você gostaria de armazenas todos os seus mapas de sites em um lugar como sitemaps.msn.com. Até agora, o protocolo não suportava esta possibilidade: cada mapa de site precisava ser armazenado diretamente sob o domínio que ele descrevia. Esta atualização introduz suporte a esse cenário, com o requisito simples de que você inclua uma referência em seu arquivo robots.txt. Por exemplo, moneycentral.msn.com/robots.txt precisaria incluir esta linha de código:

Sitemap: http://sitemaps.msn.com/index_moneycentral.msn.com.xml

O truque é que todos os URLs no arquivo de mapa de site devem todos pertencer ao mesmo domínio do arquivo robots.txt (i.e. moneycentral.msn.com/* neste exemplo). Note que isso se aplica igualmente ao arquivos de índices de mapas de site e para arquivos compactados.

Algumas notas úteis de implementação:

  • Incluímos suporta para múltiplas referências "Sitemap:" nos seus arquivos robots.txt

  • Recomendamos que você limite o tamanho de seu robots.txt a menos de 1 MB

  • Se múltiplos mapas de sites para um domínio incluírem o mesmo URL com metadados conflitantes (i.e. priority, change frequency, etc), nós vamos desprezar os metadados e considerar apenas o URL.

  • Arquivos de mapas de sites individuais não devem ser nunca maiores do que 10 MB quando descomprimidos. Isso inclui todos os formatos de arquivos: XML, RSS e Texto.

  • Você pode fazer upload de seu mapa de site acessando nossas Ferramentas para Webmasters

  • Você pode pingar suas atualizações para seu mapa de site usando nosso Ping URL:

    http://webmaster.live.com/ping.aspx?siteMap=[Your sitemap URL]

Esta mudança veio diretamente de feedback que recebemos de webmasters, muito obrigado por ajudar-nos a melhorar nosso produto! Se você tem mais feedbacks ou perguntas, por favor visite nosso Fórum de Discussão de Mapas de Sites.

-- Fabrice Canel, Program Manager, Live Search Crawler

Nenhum comentário: