sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Uma maneira fácil de adicionar novas funcionalidades ao Google

(An easy way to add new features to Google - por Matt Cutts - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)

Você já quis adicionar novos recursos aos resultados de pesquisa do Google? Agora há uma maneira muito legal de fazê-lo. Se você não está familiarizado com esta funcionalidade, ela se chama um link assinado, que permite que você crie resultados de pesquisas personalizados que os usuários podem adicionar às suas páginas de pesquisa Google. Você pode exibir links para seus serviços para seus clientes, prover notícias e relatórios de situação atualizados em tempo praticamente real, responder a perguntas, calcular quantidades úteis e muito mais. A página tem uma lista completa de maneiras diferentes de adicionar novos recursos aos resultados de pesquisas Google:

* Criar resultados de pesquisa específicos para seu produto, serviço ou especialidade.
* Planejar uma versão básica em minutos para ver como funciona.
* Construir uma versão dinâmica usando arquivos ou feeds XML, TSV, ou RSS.
* Incluir imagens.
* Incluir Google Gadgets.
* Testar seus links assinados interativamente e obter mensagens de remoção de bugs.
* Definir padrões de pesquisa usando listas de palavras-chaves ou expressões regulares.
* Chamar a calcular para ajudá-lo a construir seus resultados.

Eu gosto da idéia de que o Google forneça um sistema aberto à adição de funcionalidades para nossos resultados de pesquisa. Se isto soa interessante para você, confira esta postagem de blog pelo Google OS (um blog não-oficial), leia o guia do desenvolvedor dos links assinados, ou confira a FAQ de links assinados.

Vamos passear por um exemplo. Freqüentemente, eu preciso saber qual é o meu próprio IP. Normalmente, eu vou até o Googele, procuro por [ip address],e clico em um dos primeiros resultados. Isto funciona okay, mas eu descobri que há uma maneira ainda mais fácil. Vá a esta página e clique no botão "Assinar".

Agora, quando você for ao Google e digitar uma pesquisa como [my ip] você verá a resposta diretamente em seus resultados de pesquisa, como se segue:

Find my ip address

Eu pintei meu endereço IP real, mas você pegou a idéia. Agora, se aruljohn.com adicionasse essa pesquisa [ip address] à lista de pesquisas que disparam um link assinado, isso permitirá que eu continue preguiçoso e continue fazendo a pesquisa com que estou acostumado. :)

Se você quer adicionar novas funcionalidades ao Google, porque não experimentar você mesmo hoje? Eu fiz link assinado simples que se parece com isto:

Example subscribed link

Em cerca de um minuto. Parece que você fazer um link assinado a partir de nossos feeds muito rapidamente. Parece que você pode até adicionar seus próprios flexible gadgets aos resultados de pesquisa Google, o que resultará em algo parecido com:

Example gadget in search results

A propósito, eu originalmente escrevi este post há algum tempo atrás, enquanto focalizava o problema de como localizar seu endereço IP com um link assinado específico. Depois que o Yahoo anunciou seu “Projeto SearchMonkey” esta noite (parabéns aos colegas do Yahoo!), eu percebi que poderia adicionar alguns detalhes sobre os links assinados do Google e sobre como fazer um snippet bastante rico usando os links assinados.

Blogged with Flock

Nenhum comentário: