quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ocupando o Palco na CES

(Taking the Stage at CES - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)

Uma de minhas citações favoritas vem de Karl Marx: “Os filósofos até agora limitaram-se a intepretar o mundo. O que importa, porém, é mudá-lo".

É pori isso que estou no Yahoo! hoje. Eu sou responsável pela equipe de Produtos em Estágio Inicial no projeto Connected Life (Vida Conectada) e minha tarefa é imaginar e inventar o futuro do Yahoo! em termos de mídia social e móvel. Nós trabalhamos para mudar o mundo conectando todas as pessoas e coisas que nos são importantes de maneiras que ainda não são possíveis hoje.

Jerry Yang nos ajudou a imaginar esse mundo durante a palestra na CES Industry Insiders que ele ministrou esta manhã, ilustrando as possibilidades que se abrem à medida que o Yahoo!se transforma em uma plataforma mais aberta. As pessoas querem conteúdo relevante, serviços e conexões onde quer que estejam. Um excelente exemplo desse fato é o Yahoo! Go 3.0, o qual Jerry e Marco Boerries - líder da Connected Life (meu chefe :-)), apresentaram hoje. Não só a nova interface usuária é bonita e simples, o Yahoo! Go 3.0 agora é aberto para me permitir acessar os serviços que eu quiser, seja do Yahoo! ou de desenvolvedores de terceiros.

Nós criamos uma plataforma aberta que possibilita a desenvolvedores, edtores e anunciantes a entregar aplicativos para celular que funcionam no Yahoo! Go 3.0 e, em última instância, em qualquer navegador web celular. Esta plataforma cria oportunidades de distribuição nunca antes disponíveis em aplicativos para celular - um desenvolvedor por escrever apenas uma vez e publicar em centenas de dispositivos. Essa capacidade apresenta o potencial de mudar maciçamente a indústria do celular e o modo como vivemos nossas vidas celulares. Ela permite aos consumidores que tenham acesso não somente aos serviços Yahoo que eles adoram, mas também a eBay, MySpace e MTV… E eu aposto que milhares de outros virão em breve.

Em seguida, Jerry apresentou uma demonstração sobre as possibilidades de um Yahoo! mais aberto, neste caso focalizando um de nossos pontos-de-partida chaves, o Yahoo! Mail. Ele mostrou como uma caixa de entrada mais inteligente poderia priorizar as conexões mais relevantes em sua vida, tanto do Yahoo! como de múltiplas rede sociais e tornar todas as suas comunicações (email, mensagens instantâneas, SMS, voz, texto de status, fotos, etc.) mais simples de administrar. Ele então desenvolveu idéias sobre como o Yahoo! como plataforma aberta—usando Yahoo! Mail, Flickr, Yahoo! Local e Mapas, além de aplicativos de terceiros como o Evite e o eBay— possibilitaria experimentar os gostos, interesses e conheciemtnos coletivos das pessoas que você conhece e do resto do mundo. Seu exemplo envolvia a possibilidade de reunir um grupo muito difenrenciado de amigos, parentes e executivos para um jantar espetacular. Ele era capaz de descobrir e explorar o que milhões de pessoas acham interessante em Las Vegas (via Flickr e nosso protótipo de TagMaps) de que seus convidados também poderiam gostar.

Embora a recomendação do co-fundador David Filo tenha sido o Burger Palace (oh, meu Deus, este vegetariano está feliz de que não vamos para lá), Jerry pôde facilmente encontrar um local para onde todos pudéssemos ir baseando-se nos interesses de todos (culinária, entretenimento, etc.) no que o Yahoo! sabe sobre o mundo. David Filo então apareceu e compartilhou conosco os modos como a transformação do Yahoo! em uma plataforma ainda mais aberta é capaz de potencializar essa visão de futuro.

Você precisa assistir ao vídeo caso você tenha perdido a transmissão ao vivo via web (webcast - links para velocidade de conexão alta, média baixa).

Tods nós estamos usando múltiplos dispositivos de conexão, comunicando-se uns com os outros, compartilhando nossos interesses, nosso conteúdo, nossas conexões sociais e os lugares porque nos interessamos. O que Jerry, David, and Marco mostraram hoje é como um Yahoo! mais aberto possibilitará que nós vivamos as vidas conectadas que realmente desejamos.

Marc Davis
Social Media Guru
Yahoo! Connected Life

Nenhum comentário: