quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Mídia mata a estrela do social bookmark: audiência do del.icio.us é menor do que as de StumbleUpon e Reddit

(Media Killed the Bookmarking Star: del.icio.us traffic falls below StumbleUpon, Reddit - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)

Pela primeira vez em mais de um ano, del.icio.us, o queridinho dos serviços de socialização de favoritos (social bookmarking) que tornou divertido compartilhar seus favoritos, viu sua audiência cair a níveis abaixo de jogadores poderosos na mídia social (social media) como reddit.com and StumbleUpon (SU) de acordo com os números de dezembro de 2007 da compete.com.


Números da Compete.com para os sistemas de mídia social: queda do del.icio.us
Embora os números da Compete sejam freqüentemente imprecisos, esse ainda assim é um mau indicador de tendência e leva à idéia de que a mídia social está substituindo os serviços de socialização de favoritos como método de salvar favoritos. Tanto o StumbleUpon quanto Reddit, bem como outros sites de mídia social, oferecem métodos de salvar ou favoritar websites muito além da habilidade primária de compartilhar histórias, vídeos e fotos. StumbleUpon fornece a cada usuário um blog em que se pode salvar qualquer página que seja objeto de crítica, enquanto o reddit oferece a opção de salvar qualquer página submetida ao sistema.

Enquanto os sites de mídia social podem ser usados como serviços de socialização de favoritos, o potencial de utilização dos sites de socialização de favoritos como sites de mídia social é bem mais limitado. Em essência, é possível conseguir um reforço na audiência se sua história atingir a primeira página do del.icio.us, tanto quanto nos serviços de socialização de favoritos, mas o sistema como um todo é bem menos interativo e o sistema de votação funciona unidirecionalmente. No Reddit e no SU, uma história pode ser rejeitada, oferecendo um método de limpara o terreno de spam e postagens inúteis.

O que isto significa para o futuro dos serviços de socialização de favoritos? Acima de tudo, não significa muito além de crescimento emperrado. Aqueles que são ativos e ávidos usuários de sites SB sites vão continuar a usá-los, enquanto as categorias e a organização dos favoritos compartilhados continua com imensas vantagens. Ainda assim, a conquista de novos usuários vai se tornar mais difícil na medida em que o del.icio.us, apesar de seu excelente nome, não ofereça uma interface tão “sexy” quanto a dos sites de mídia social.

Nota: a compete.com não está oferecendo uma avaliação completa da mídia social, especialmente quando se considera os termos de pesquisa. Segundo o compete, a palavra-chave líder que leva ao reddit é Reddit “beastiality”, para Propeller.com é “impnerd” e, para o Digg.com, é “Jennifer Love Hewitt Bikini Pictures.” Dados muito relevantes. Você ainda tem um longo caminho a trilhar, compete...

Nenhum comentário: