sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

KNOL - o rival da Wikipedia

(Knol - Wikipedia's rival - Mikhail Tuknov - Versão brasileira por Alexis Kauffmann)

Há um menino novo nas ruas online chamado Knol e, mesmo ainda em estágio inicial de desenovimento, algumas pessoas já prevêem que ele poderá trazer outra mudança significativa no modo como compartilhamos informação na Internet.

Knol é um serviço Web em estágio de desenvolvimento pelo Google que se propõe a servir como armazém virtual de conhecimento na Internet. Com conteúdo distribuído por vários experts em diversos assuntos, seu comportamento será semelhante ao atualmente exibido pela Wikipedia. De fato, muitos experts do setor sugeriram que o Knol está sendo planejado para se tornar um concorrente direto da Wikipedia e outros sites similares.

Google é, claro, a opção quando se trata de buscadores, sendo o site de buscas mais popular da atualidade. Se o Knol tiver tanto sucesso em sua disseminação quanto os desenvolvedores esperam, ele pode significar a transição do Google de buscador para uma empresa que cria e publica conteúdo web.

Alguns observadores da indústria alertam que um dos problemas poderia ser o comprometimento da objetividade do Google na apresentação de seus resultados de busca.

Knol – cujo nome deriva da palavra "knowledge" (conhecimento) – está sendo desenvolvido para permitir às pessoas que criem páginas web sobre virtualmente qualquer assunto. Quando completo, incluirá diversos recursos que permitirão a seus usuários uma série de tarefas, como submeter comentários, avaliar páginas individualmente e sugerir mudanças.

Nós mencionamos no início deste artigo que o Knol foi comparado à Wikipedia por muitos analistas. Embora haja muitas semelhanças de fato entre os dois serviços, a diferença principal é que a Wikipedia permite virtualmente a qualquer um a edição de novos verbetes, enquanto o Knol o permite apenas ao autor de cada knol individual – o nome de cada página do seviço. Isso significa que cada tópico pode ter muitos autores diferentes com pontos-de-vista constrastantes e até opostos.

Google declarou que o objetivo principal do projeto Knol é focalizar a atenção em autores que tenham conhecimento suficiente em tópicos específicos. Como o vice-presidente de engenharia no Google, Udi Manber, escreveu no blog corporativo do Google recentemente, a Internet evoluiu muito sem oferecer o benefício de destacar o nome do autor em cada artigo web. Ele continua seu raciocínio afirmando que a empresa acredita que conhecer o nome do autor de um artigo web específico ajudará consideravelmente os internautas a fazer melhor uso da Internet e seus variado conteúdo.

Manber também declarou que outro objetivo importante do Knol é cobrir uma variada gama de assuntos, desde as várias ciências até saúde e história. Mais adiante, eles esperam que o Knol se torne a primeira parada para pesquisa em qualquer assunto. Hoje, é a Wikipedia que desempenha essa função e suas páginas web aparecem com grande freqüência no topo das páginas de pesquisas do Google e de muitos outros buscadores.

Alguns membros da indústria sugeriram que este movimento mais recente do Google é dirigido pelo crescimento sem precedentes de sites web que combinam recursos de conhecimento como a Wikipedia, e que o Google sente a necessidade de ter uma presença forte nessa área.

Wikipedia não é o único website que oferece esse tipo de serviço. Muitas outras empresas adotaram abordagens ligeiramente diferentes para a função de repositório de conhecimento na Internet, como os serviços Squidoo, Yahoo Answers, About.com and Mahalo.

Apesar da crescente popularidade desses serviços – bem como a existência de muitas ferramentas grátis que provêem meios a experts e pessoas comuns para compartilhar seu conhecimento online – Manber disse que o Google sente o usuário médio ainda não acha facilidade suficiente para participar desses serviços.

O mais interessante, considerando todo o hype e furor que atualmente cercam a existência do Knol, é que o Google tem evitado discutir o projeto além desses detalhes iniciais e até declarou que o projeto ainda é experimental. Isto significa que, como muitos outros do Google que jamais viram a luz do dia, o Knol pode até nunca ser lançado publicamente.

No que se refere à Wikipedia, Jimmy Wales, seu fundador, menosprezou a comparação do seu site com o Knol, afirmando que enquanto o objetivo da Wikipedia é atingir o máximo de objetividade em seu conteúdo, com cada verbete individual representando o somatório do conhecimento coletivo de seus vários autores, o modelo Knol provavelmente vai resultar em artigos fortemente opinativos e possivelmente contraditórios até mesmo nos assuntos mais simples.

Outra distinção importante é que a Wikipedia é um site estritamente não-comercial que não carrega nenhm tipo de publicidade, enquanto o Knol é decididamente uma empreitada mais comercial, com seus autores de conteúdo obtendo ganhos financeiros de quaisquer anúncios Google em seu site.

Nota do Editor: Atualmente, o Knol é acessível somente através de convite pelo Google. Algumas informações adicionais sobre a Knol podem ser encontradas em

Google
Mashable.com
blogoscoped.com
Google Blog

2 comentários:

Wikibin disse...

Acho importantíssimo o lançamento do Knol. O amadorismo da Wikipédia é algo irritante.

Wiki News

Wikibin disse...

Acho importatíssimo o surgimento do Knol. O sistema da Wikipédia é irritante e o lançamento de uma nova enciclopédia online é mais que essencial.

Wiki News