quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Eu não estou conseguindo bons rankings no Live Search, o que fazer?

(I'm not ranking in Live Search, what can I do?

versão brasileira por Alexis Kauffmann)


Essa é uma boa pergunta e você veio ao lugar certo. Se o seu site não está conseguindo um bom desempenho no Live Search ou se você ainda não conseguiu ser indexado no Live Search, aqui estão algumas medidas que você pode adotar para mudar o seu rumo e melhorar seus rankings.



Em primeiro lugar e acima de tudo, no Live Search os rankings são gratuitos e você não pode pagar para melhorar os rankings de relevância de seu site. Nós temos um processo de rankeamento totalmente automatizado, que considera uma variedade de fatores. Esses fatores incluem o conteúdo de suas páginas, o número e a qualidade dos sites que apresentam links para suas páginas e a relevância de seu site para termos de pesquisa. Então, vamos trabalhar nos problemas potenciais e verificar o que é possível fazer em cada caso.

1. Você construiu um excelente conteúdo?

Eu sei que você ouve isso o tempo todo, mas este é sempre o primeiro item que você deve considerar quando pensa em SEO, porque exerce influência primária sobre todos os outros fatores. Conteúdo de qualidade tem um longo prazo de validade e vai atrair muitos links para si ao longo de sua existência.

Fatores principais na criação de conteúdo excelente

  • Seja original – Assegure-se de que seu conteúdo seja notado assegurando-se de que não seja apenas um entre um milhão de artigos similares. Procure maneiras de torná-lo diferente foclaizando em assuntos diferentes, assumindo uma perspectiva diferente ou fazendo com que ele fique divertido.

  • Use a linguagem do cliente – muitas vezes, os consumidores empregarão palavras e frases diferentes das suas para descrever seu produto ou seja o que eles estiverem procurando. Por exemplo, por um longo tempo um site oficial da Microsoft para o Visual Basic não teve bons rankings para o termo “VB”, porque nossas diretrizes internas para uso de marcas exigiam que sempre nos referíssemos a nossos produtos pelo nome completo. Assim, nossos clientes procuravam por “VB” e nenhuma de nossas páginas usavam esse termo.

  • Descubra as palavras-chaves certas – Assegure-se de que você usa palavras-chaves que sejam importantes para sua empresa ou para o site em suas páginas. Por exemplo, se seu negócio está localizado em uma cidade específica, assegure-se de incluir o nome dessa cidade no seu site, além de palavras comuns que descrevam o que você faz. Tome cuidado para não exagerar e usar palavras-chaves em excesso.

  • Programe em bom HTML – Enquanto você escreve o contéudo, assegure-se de que você emprega as tags HMTL adequadamente, de modo que os buscadores possam entender facilmente seu conteúdo. Por exemplo, assegure-se de que suas palavras-chaves mais importantes apareçam nas tags title, header e texto de âncora. Acrescente um texto descritivo em todas as tags alt de suas imagens.

Artigos sobre como construir um bom conteúdo

Exemplos de conteúdo excelente

  • Digital Photo Review – eles parecem saber mais sobre cada câmera digital dos que os próprios fabricantes dessas câmearas. E eles têm todas aquelas fotos em alta-resolução fazer babar os ratos de fotografia…

  • PinchMySalt.com – um site que é notório por receitas saborosas e belas fotografias.

  • BentoYum.com – Tem um excelente produto para vender? Por que não criar um blog que mostre aos clientes potenciais todas as coisas diferentes que você pode fazer com ele?

  • Amazon.com – eles fazem um excelente trabalho sumplementando as mesmas “velhas descrições de produto de sempre” com alguns dos melhores conteúdos gerados por usuários da web.

Criar muito conteúdo excelente é trabalhoso e toma muito tempo. Mas você não precisa fazer tudo de uma vez. A primeira coisa que eu recomendaria é dar uma olhada à sua volta, em seu escritório ou empresa e verificar se você já tem excelente conteúdo em algum canto que você poderia acrescentar à web. Se tiver, faça isso. E sempre procure maneiras de incorporar a construção de conteúdo excelente em suas rotinas de negócios existentes.

2. Você tem 10 sites de alta qualidade linkando para você?

Okay, 10 não é realmente um número mágico, mas quanto maior o número de links que você tiver em sites de alta qualidade relacionados ao seu, melhor o seu site srá indexado e rankeado pelo Live Search. Use nossas ferramentas para webmasters para verificar quem adicionou links para seu site.

Idéias para gerar links de alta qualidade

  • Inicie um blog – e escreva conteúdo que dará as pessoas um motivo para criar links para seu website.

  • Filie-se a uma associação setorial de boa reputação – muitas vezes eles apresentarão uma lista de membros com links para seus . Exemplos podem incluir uma filial local do rotary club ou uma associação profissional como a American Medical Association.

  • Envolva-se com sua comunidade – a participação comunitária através de blogs, fóruns e outros recursos online podem dar a você razões legítimas para incluir links para seu site.

  • Converse com um repórter – há uma história potencial cercando o seu negócio? Ou você tem dicas úteis sobre o seu negócio que as pessoas talvez estejam interessadas em saber? Dê a dica de uma história a um jornalista e talvez eles concedam um link para você.

  • Press-Releases – se sua empresa promove um evento significativo, considere a hipótese de de publicar um press-release em um site como http://prweb.com.

  • Fornecedores e parceiros – pergunte a seus parceiros de negócios se eles incluiriam uma seção em seus sites tratando de sua parceria, incluindo um link para seu site. Ou, caso seus fornecedores tenham um website, talvez eles tenham uma página em que recomendem distribuidores locais para seus produtos.

  • Evangelize seu site no mundo real – com cartões de visitas, ímãs, chaves USB e outros artigos colecionáveis.

O processo de construir esses links de alta qualidade pode consumir tempo e nós ouvimos falar de muitos webmasters que tentaram acelerar o processo comprando links ou participando em esquemas de links. Nós recomendamos ao webmaster que tenha muito cuidado com esses esquemas, porque freqüentemente eles podem prejudicar seus rankings a longo prazo ao prover somente links de sites de baixa qualidade, freqüentemente associados a práticas de spam. Se um link não adiciona valor significativo para um usuário de um website, então provavelmente é um link de baixa qualidade.

3. Se website é avançado demais para que um robô consiga entendê-lo?

Okay, então você tem conteúdo excelente e toneladas de backlinks mas você ainda não está conseguindo os resultados esperados? É possível que o Live Search apresente problemas técnicos no rastreamento de seu website. Eis alguns problemas comuns que você deveria investigar:

  • Uso excessivo de Flash, AJAX, Imagens ou Silverlight – se você está usando alguma dessas tecnologias Rich Internet Application (RIA) extensivamente em seu website, então talvez seu website seja avançado demais para que um robô consiga entendê-lo. Nós recomendamos construir a estrutura e o conteúdo de seu website em HTML e só depois aplicar essas tecnologia RIA para apimentar a experiência do usuário.Desse modo, você consegue experiências usuárias web 2.0 de alto nível, ao mesmo tempo em que os buscadores conseguem rastrear seu site e enviar muita audiência para você.

  • Navegação JavaScript – qualquer URL que seja construída usando JavaScript não será visível para um buscador, de modo que essas páginas não serão indexadas. (Nota: o ASP.Net faz uso extensivo deste recurso com sua infraestrura postback. Use esse recurso de forma esparsa).

  • Arquivo Robots.txt – um número surpreende de arquivos Robots.txt têm falhas de configuração que inadvertidamente bloqueiam o rastreamento de páginas do site pelo Live Search e outros buscadores. Você pode usar nossa ferramenta de validação de robots.txt em nossa Central do Webmaster para verificar seu arquivo e conferir se ele está ok.

  • Frames – os buscadores freqüentemente têm dificuldade de entender e rastrear frames em HTML. Nós recomendamos que você não os utilize.

Uma boa maneir a de testar o seu site é rodá-lo com as tecnologias Flash, Silverlight, JavaScript e Imagens desligada. É assim que os robôs vêem o seu website e essa é uma boa aposta prever que, se você encontra dificuldade em navegar em seu site sob essas condições, os robôs de busca também terão dificuldade semelhante. Uma boa maneira de testar seu site é usar a barra de ferramentas do desenvolvedor no Firefox e desligar todas aquelas opções antes de surfar em seu website.

4. Você forneceu um mapa do seu site?

Mapas de sites ajudam-nos a assegurar que encontrarmos todas as páginas de seu website. Isto é especialmente importante se você tem um website novo que ainda não tem muitos sites linkando para ele. Você pode ler mais sobre mapas de sites em http://sitemaps.org.

5. Ainda sem sorte, e agora?!?

A última pergunta que você deve fazer a si mesmo é se você tem usado táticas de marketing agressivas (também conhecidas como “spamming”). A melhor maneira de conferir é logar-se nas Ferramentas do Webmaster, verificar seu site e conferir se não estamos bloqueando alguma página de seu site. Se for esse o caso e você já tiver corrigido o problema, você pode solicitar a reinclusão no índice do Live Search usando o formulário apropriado.

Se você percorreu todos os 5 passos e tudo parece ok (exceto seus resultados no Live Search) então contacte-nos nos Fóruns das Centrais de Webmasters ou, se a questão for sensível, use nosso formulário de feedback. Nós faremos o melhor possível para pesquisar e resolver o problema o mais rapidamente possível. Mas, para não criar expectativas, há dezenas de milhões de websites e, no momento, apenas 3 de nós – assim, talvez nós não sejamos capazes de responder a todas as demandas tão rapidamente quanto você gostaria.

E a todos vocês experientes profissionais de SEO: por favor, deixem suas dicas favoritas e exemplos de bom conteúdo nos comentários abaixo para nossos leitores!

-- Jeremiah Andrick, Equipe Live Search Webmaster

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