domingo, 23 de dezembro de 2007

12 passos simples para aumentar a audiência de seu site usando a mídia social online

(12 Simple Steps to Explode Your Site Traffic Using Online Social Media By Dave Foster (c) 2007 - Versão Brasileira por Alexis Kauffmann)

2007 trouxe o boom da mídia social on-line. Se você tem um site ou blog, um bom conselho seria mudá-lo para explorar os sites de mídia social mais populares e aumentar sua audiência.

Você também devia introduzir componentes de mídia social em seu site porque os usuários web estão experimentando essas novas formas de interação em um número cada vez maior de sites e, portanto, vão esperar o mesmo de seu site.

Se você quiser atrair visitas repetidas e duradouras, o seu foco nos próximos meses deve se dirigir aos aspectos sociais de seu site.

A mídia social usa tecnologias como RSS, blogging, podcasting, tagging, etc, para oferecer a possibilidade de formação redes sociais (MySpace, Facebook), compartilhamento de vídeo e fotos sociais (YouTube, Flickr), e classificação de conteúdo baseada em avaliação comunitária (Digg, MiniClip).

O tema central destes sites é a a geração de conteúdo pelo usuário para uso compartilhado por outros usuários. Os aspectos sociais desses sites permitem formar comunidades, convidar amigos e compartilhar interesses comuns.

Você não tem que mudar todo o seu site para aproveitar-se imediatamente dessas novas tecnologias. Introduza pequenas mudanças incrementalmente e você estará a caminho de se situar à altura das novas expectativas de seus visitantes.

Passo 1. Declare quem você é para a comunidade on-line. As pessoas deveriam ser capazes de se relacionar com você. A menos que eles saibam mais sobre você, você será apenas uma identidade desconhecida e a maioria das pessoas não gosta de lidar com pessoas que elas não conhecem. Crie uma página "quem somos" para listar suas realizações, habilidades e aspirações.

Passo 2. Crie uma página no MySpace e um link em seu site para sua biografia no MySpace. Também crie um link em sua página no MySpace para seu website. Gaste uma hora toda semana para desenvolver sua rede social online no MySpace. Convide alguns de seus novos amigos para escrever artigos no blog de seu site sobre seus produtos ou serviços.

Passo 3. Instale um blog em seu site e comece a publicar pelo menos um artigo semanalmente. Forneça um link para facilitar a adição de seu site em serviços de bookmarking como o del.icio.us, acrescentando um botão de ação em cada artigo em seu site. O botão de ação leva os usuários para a página de apresentação do seu site no serviço de bookmarking.

Passo 4. Forneça um botão de ação para dirigir suas postagens para o Digg. O Digg é uma ferramenta popular de classificação de notícias. Um artigo que seja bem "dugg" (votado) trará milhares de visitas para você.

Passo 5. Forneça um fórum em seu site para que os usuários possam avaliar seus produtos e serviços. Não apague comentários negativos porque eles fornecem pistas sobre as melhorias necesárias para atender melhor a seus usuários. Porém, censure discursos de ódio e bate-bocas sem-sentido. Registre seu fórum no BoardTracker, um motor de busca de fóruns online.

Passo 6. Se você usar o seu site para vender produtos, permita que os usuários escrevam críticas e publiquem avaliações de seus produtos. Isso ajudará o seu controle de estoque, porque você poderá abandonar produtos com baixa avaliação.

Passo 7. Forneça Feeds RSS para seus novos produtos, blogs, foruns, etc. UM RSS feed fornece prévias de seu conteúdo. Os usuários usarão leitores de RSS para avaliar suas prévias e visitarão seu site para mais informações caso se interessem eles.

Passo 8. Publique todas os seus feeds RSS no Feedburner. O Feedburner oferece distribuição de mídia e serviços de atração de audiência para RSS. Eles também fornecem uma rede de publicidade para seus feeds. Se você tiver conteúdo de qualidade, você poderá monetizar seu conteúdo usando esses serviços.

Passo 9. Crie pequenos vídeos de seus produtos e poste estes vídeos em sites de compartilhamento social de vídeos como o YouTube e o Google Vídeo. Inclua alguns quadros de abertura e encerramento nesses vídeos para exibir o URL de seu site. Poste estes vídeos usando títulos cativantes, descrições intrigantes e tags adequadas para que os usuários os encontre facilmente.

Passo 10. Exiba os seus vídeos remotamente hospedados em seu site através de links "embed". poupando utilização de banda e espaço em disco, porque os vídeos serão hospedados em sites remotos em vez de nos seus servidores locais.

Passo 11. Assim como os vídeos, use sites de compartilhamento social de fotografia como o Flickr e o SmugMug. Use as mesmas técnicas de título, descrição e tags examinadas anteriormente no tópico sobre sites de compartilhamento de vídeo.

Passo 12. Forneça um link do tipo "Envie esta oferta para um amigo" em todos os produtos e serviços ofertados. esse tipo de link permite enviar o artigo, a descrição de produto, etc, para outra pessoa via e-mail.

A mídia social não é um modismo passageiro. Está aqui para ficar e traz uma mudança profunda nas experiências dos internautas. Agora é a hora certa de implementar técnicas que farão seu site amigável às mídias sociais. Ao usar eficientemente técnicas de marketing em sites populares de mídia social, você certametne verá um aumento na audiência de seu site.

3 comentários:

Hiroshi disse...

Parabéns pelo novo blog. Nesse novo texto, eu vejo um problema. Talvez não seja realmente um problema, é só uma questão de entendê-lo. Como se trata de uma tradução do inglês, ele trata sobre a web americana, ou mundial. MySpace é quase inexistente no Brasil, assim como o digg tem pouca utilidade para notícias em língua portuguesa. Bom, mas a idéia geral foi bem entendida, e essa é boa. Mais uma vez parabéns.

Rodrigo Galhano disse...

Dúvida: como colocar esses botões do digg e do delicious? O cara fala pra botar e não ensina! Esperto ele.
http://reviewsquadrinhos.blospot.com

Alexis Kauffmann disse...

Rodrigo, eu uso o botão do AddThis, o método mais fácil de adicionar a todas as mídias sociais.

Hiroshi, a proposta deste blog é justamente publicar em português artigos originalmente escritos em inglês, pois 99% da produção original em SEO é em língua inglesa.